Vida Saudável no Trabalho

Veja como é fácil e simples ter uma rotina mais saudável no seu ambiente de trabalho.

O sedentarismo cresce exponencialmente a cada ano, e hoje já é o 4º maior causador de mortes no mundo. Mas como alinhar hábitos saudáveis com a vida corrida no trabalho, já que o tempo nem sempre está a favor?

Algumas práticas no trabalho podem ajudar a prevenir o cansaço, a fraqueza, o sono e a falta de concentração, e proporcionar maior sensação de bem-estar, bom humor e autoestima. É claro que sua produtividade e felicidade no ambiente de trabalho melhorarão consideravelmente! Ao contrário disso, uma rotina sedentária no trabalho facilita o desenvolvimento de doenças como hipertensão, diabetes, dislipidemia, infarto, AVC e artrose, por isso, o ideal é movimentar-se mais (na medida do possível, claro) no ambiente de trabalho.

Separamos algumas dicas para fazer da sua rotina de trabalho, algo mais saudável e menos nocivo à saúde. Confira logo abaixo:

1- Mexa-se!
Dê preferência em utilizar as escadas ao invés do elevador, levante-se da sua mesa para receber seus clientes/pacientes e comece a fazer algumas atividades em pé como por exemplo, ler um artigo ou o relatório. Ao final de um longo período, essas pequenas atitudes já causam uma imensa mudança!
Movimente-se

2- Cuidado com a postura
A postura errada na rotina de trabalho é responsável por dores nas costas, dores de cabeça e dores nas pernas. Com a rotina, as pessoas acabam construindo um ciclo vicioso muito prejudicial, que se inicia com hábitos posturais errados, seguidos de esforços repetitivos, fadiga e dores.
Preste mais atenção em sua postura no dia-a-dia.
Postura Correta ao Utilizar o Computador

3- Evite excessos
Se você sente um sono ou preguiça muito grande ao trabalhar depois de almoçar, isso se chama alcalinidade pós-prandial, que significa que seu organismo está gastando mais energia com o sistema digestivo. Um almoço exagerado irá fazer com que esse processo de digestão gaste mais energia, te deixando ainda com mais sono e preguiça. Fique atento ao quanto está comendo, não exagere.
Evite Excessos

4- Alimente-se corretamente!
Busque fazer uma dieta balanceada e saudável no dia-a-dia e durante o trabalho. Se precisar, leve comida de casa para o serviço, buscando manter um cardápio mais saudável.

– Também é importante fazer pequenos lanches entre as refeições, como frutas, iogurte desnatado, gelatina diet, barrinhas de cereais, bebidas de soja e água, para manter o metabolismo funcionando o dia todo, e ajudar você a ingerir uma quantidade menor de alimentos nas refeições principais.

– E o cafezinho? O cafezinho está liberado! Mas opte por adoçantes ao invés do açúcar.

– Evite comer em frente ao computador, pois além de você não sentir realmente o sabor dos alimentos, você come mais e não dá uma pausa para o seu organismo digerir da forma que precisa os alimentos.
Alimente-se Bem!

5- Relaxe!
Fuja do estresse no ambiente de trabalho! A sobrecarga normalmente acontece pela falta de planejamento e de organização, então busque organizar suas atividades, estabelecendo prioridades e conhecendo bem os seus limites. Busque sempre manter uma boa relação com os colegas de trabalho, para ter um ambiente menos estressante durante o dia-a-dia. Realize, se possível, duas pausas de 5 minutos durante o seu dia para se levantar e alongar-se.
Relaxe!

6- Previna-se
Esteja em dia com as consultas médicas e os exames de rotina. Essa é a principal forma de prevenção, que pode dar um diagnóstico precoce de doenças, permitindo um tratamento mais adequado.
Previna-se

 

 

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