tremembé

 
image

Outubro Rosa

Em 2002 o Brasil ficou mais cor de rosa. Mais precisamente no dia 2 de outubro com o Obelisco do Ibirapuera em rosa. Em pleno aniversário do Encerramento da Revolução. Atitude tomada por um grupo de mulheres ativistas da luta à favor da conscientização do câncer de mama, foi a primeira ação relacionada ao Outubro Rosa.

O país acabara de entrar no role mundial de prevenção do câncer de mama e não parou mais. Em 2008, em comemoração ao Dia das Mães, ao Dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama – comemorado todo terceiro domingo do mês de maio – e em preparação ao Outubro Rosa, o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama iluminou de rosa a Fortaleza da Barra, em Santos.

No mês de outubro do mesmo ano várias entidades relacionadas ao combate ao câncer de mama iluminaram monumentos e prédios de luzes rosas. As principais cidades do país aderiram à causa e até hoje fazem parte desta campanha. O monumento mais importante do país também ficou rosa no ano de 2008. A iluminação rosa do Cristo Redentor (RJ) foi um marco que deu destaque ao país pelo mundo inteiro, por ser uma das sete maravilhas do mundo.

Com o passar dos anos a campanha no Brasil foi se expandindo a cada dia mais, alertando a sua população sobre os riscos e causas do câncer de mama. E você, o que sabe sobre a doença? Separamos algumas informações para você.

  • Não existem causas específicas para o desenvolvimento do câncer, há alguns fatores que podem contribuir. A idade por exemplo é um dos fatores, pois quanto maior avançada for, maior o risco, naturalmente. Consumo excessivo de álcool, menarca precoce, o fato de não ter filhos, menopausa tardia, também são alguns dos fatores que contribuem com o desenvolvimento da doença;
  • A doença em homens é bem rara. Estima-se que menos de 1% dos casos de câncer de mama seja em indivíduos do sexo masculino;
  • A doença também pode ser detectada pelo toque nos seios, porém, não é a única forma. Esteja com seus exames em dia para que não haja surpresas futuras. Lembrando que o nódulo, quando existente, é indolor no início, então não espere sentir dor para fazer os exames necessários;
  • As chances de cura são de 95% caso o câncer seja detectado no início de seu desenvolvimento;

Nunca confie apenas no autoexame. Consulte seu médico e se proteja dos riscos.

image

Teste de Paternidade

Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), atualmente existem 5,5 milhões de crianças sem o nome de seu pai em suas certidões de nascimento. Felizmente esse dado é decrescente, pois a justiça brasileira, de 2010 até atualmente, vem facilitando a burocracia para o registro do genitor.
Um dos motivos que vem fazendo com que o número de crianças sem pais registrados diminua são os exames de paternidade, que com o tempo vão ficando cada vez mais acessíveis à toda população.
No Laboratório Sace o exame é rápido e pode ser realizado a domicílio. Através de uma rápida e indolor coleta de DNA dos periciados, já podemos ter um resultado com mais de 99,99% de precisão. Já nos casos de reconstrução de DNA – para supostos pais falecidos – a exatidão é de mais de 98% de certeza. O exame é feito com total sigilo, discrição e profissionalismo de nossa equipe.

Como é feita a coleta do DNA?

  • Nós usamos a swab oral, que se trata de uma pequena escova que é passada por toda parte interna da bochecha do paciente, segurando material o suficiente para que o exame seja feito.
  • Essa forma é rápida, segura e indolor. Diferente da coleta de sangue, o material pode ser transportado à temperatura ambiente e não ocasiona interferências com pacientes que já fizeram transfusão de sangue ou transplante de medula óssea.
image

Cuidados contra a Dengue

A Dengue é uma doença muito séria transmitida pela picada do Mosquito Aedes Aegipty. A melhor maneira de se proteger desse perigo é dificultar a proliferação do mosquito, que encontra neste período de calor e chuvas o seu melhor meio para se desenvolver e reproduzir.

Todos os anos as autoridades de saúde apresentam campanhas de conscientização para a população, com os cuidados que devem ser tomados para evitar uma epidemia. Mas nem sempre a população leva tais cuidados a sério, permitindo que o mosquito se reproduza e transmita a doença.

Como evitar

É sempre bom lembrar dos cuidados que devem ser tomados para dificultar o aumento na quantidade de mosquitos transmissores da Dengue. O principal cuidado consiste em evitar acumulo de água limpa parada como em vasos, caixas d’água e outros recipientes capazes de reter água é a mais eficaz forma de evitar uma epidemia. Depois de adultos, os mosquitos podem ser evitados com repelentes baseado em DEET (N,N-dietilmetatoluamida). Telas nas portas e janelas podem ser eficazes para manter os mosquitos longe da sua casa e da sua família, principalmente nos bairros com mais casos confirmados. Em Taubaté os bairros com mais casos em 2014 foram: Village Taubaté, Vila Costa, Parque Aeroporto, Estiva, Vila Albina e Mourisco. Os bairros próximos devem ter cuidado redobrado com o Aedes Aegipty.

Como tratar

Mas também não menos importante é a descoberta precoce e o rápido tratamento da doença, através do diagnóstico dos sintomas por um médico e depois com a confirmação através de exames de sangue.

Os sintomas da Dengue são:

  • Febre;
  • Dor muscular;
  • Dor de cabeça;
  • Dor nas articulações;
  • Dor atrás dos olhos;
  • Manchas vermelhas na pele;

Se você tiver algum desses sintomas procure um médico, que vai lhe indicar os exames que devem ser feitos para confirmar a doença, através de um hemograma e testes sorológicos.

O Hemograma completo é utilizado para contagem de plaquetas e os testes sorológicos detectam a presença de anticorpos contra o vírus da Dengue. O resultado dos exames são importantes para se confirmar a presença da doença ou não, para continuar com o tratamento correto e tirar quaisquer dúvidas que o exame clínico pode deixar.

E além disso o Laboratório SACE trouxe um teste rápido que confirma em 2 horas se os pacientes que apresentam sintomas por mais de 6 dias estão ou não contaminados com a Dengue. Informe-se nas nossas unidades de Taubaté e Tremembé.

Conheça todos os exames que o Laboratório SACE oferece para você. Nossa tradição é oferecer o melhor.