taubaté

 
image

Taubaté: casos de HIV aumentam 61%

A cidade de Taubaté sofreu em um ano o aumento de 61% de casos de confirmados de contração do HIV, o responsável pela AIDS. Atingindo em sua maioria jovens adultos, pessoas com idades entre 20 e 34 anos.

Com os avanços no desenvolvimento de novos medicamentos dos últimos vinte anos os pacientes que sofrem com a AIDS podem agora sustentar uma vida relativamente normal. Quase não se associa mais a imagem dos pacientes que contraiam múltiplas infecções oportunistas, aquelas que acometem o sistema imunológico enfraquecido, magros e incapacitados ao portador do HIV. Os coquetéis de remédios distribuídos pelo governo desde os anos 90 vem transformando isso em uma realidade, apesar de haverem aqueles que não respondem tão bem as medicações, seja por ineficiência ou reações adversas.

A AIDS é hoje controlável, mas ainda assim, incurável. Mesmo com as mais recentes pesquisas sobre uma possível vacina para a AIDS, permanece claro que a prevenção é a mais eficiente medida contra a proliferação do vírus. Para se melhor proteger contra o vírus, a informação é indispensável.

Isso inclui o sexo sem o uso de preservativos com pessoas infectadas, este sendo homo ou heterossexual e a partilha de agulhas ou objetos cortantes que contenham fluidos corpóreos contaminados com HIV.

Saiba mais sobre os métodos de prevenção no link: http://www.aids.gov.br/pagina/duvidas-frequentes#prevencao

E confira também a matéria original com as informações sobre Taubaté: http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2015/02/casos-de-hiv-crescem-61-e-maioria-dos-infectados-e-jovem-em-taubate.html

image

Novembro Azul

Em 2003, em Melbourne na Austrália, Travis Garone e Luke Slattery tomaram a iniciativa de abrir os olhos do mundo para a saúde masculina. Inspirados na mãe de um amigo que participava da campanha do Outubro Rosa, resolveram arrecadar dinheiro para instituições de tratamento de câncer de próstata. A Fundação do Câncer de Próstata de Austrália foi a primeira instituição a ser parceira da atitude dos dois. Juntaram-se com mais dois amigos, Adam Garone e Justin Coghlan, e apelidaram aquele atual novembro de Movember. O nome faz referência a moustache (bigode em inglês) e november (novembro em inglês).

Como estavam tratando de um assunto relacionado a saúde masculina, resolveram, atitude simbólica, deixar seus bigodes crescerem durante todo o mês. Essa seria a marca principal da campanha.
Passaram a chamar de Mo Bros e Mo Sister as pessoas que colaboravam com sua campanha e no segundo ano de campanha já somavam mais de 450 voluntários e mais de R$118.000,00.
Em 2006 foi realizado um estudo no país que mostrou que além do câncer de próstata, a depressão e a ansiedade também era fatos agravantes nos homens. À partir daí o mundo passou a olhar com mais cautela para a saúde masculina.
Passados os anos de Movember, a campanha já voluntariou mais de 4 milhões de pessoas e já arrecadou mais de R$1 bi, fundos distribuídos para instituições de mais de 20 países.
No Brasil a campanha teve início em 2012, por uma parceria da Sociedade Brasileira de Urologia com o Instituto Lado a Lado Pela Vida.

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula masculina que é responsável pela produção e armazenamento do líquido espermático, isto é, é a glândula responsável pela reprodução do homem.

Câncer de Próstata

Esse tipo de câncer é mais comum do que se parece. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, é a segunda doença mais comum nos homens, perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma. Em uma projeção feita pelo Instituto, no ano de 2014, 12 mil homens descobrirão o câncer em estágio avançado, complicando o tratamento e correndo risco de morte.

Sintomas

Na maioria dos casos, não existem sintomas na fase inicial da doença. Por isso a atenção deve ser redobrada à partir dos 40 anos do homem. Em alguns casos ocorrem diferentes sintomas:

  • Jato de urina reduzido ou muito fraco;
  • Sensação de bexiga cheia, mesmo acabando de urinar;
  • Sangue na urina ou no esperma;
  • Problemas para conseguir manter uma ereção;
  • Sensação de dor na parte baixa das costas ou na pélvis (abaixo do testículos);

Tratamento

Existem vários tratamentos para o câncer, e todos eles vão depender de qual estágio se encontra o mesmo. Caso o câncer afete somente a próstata, que é o caso mais comum, podem ser feitos diferentes tratamentos, sendo eles:

  • Vigilância ativa – consiste em acompanhar de perto a próstata, sempre fazendo check-up e isso ajuda também a evitar o tratamento desnecessário em homens com baixo risco de câncer;
  • Cirurgia – a próstata é retirada por completa;
  • Braquiterapia – implementação de sementes radioativas na próstata;
image

Outubro Rosa

Em 2002 o Brasil ficou mais cor de rosa. Mais precisamente no dia 2 de outubro com o Obelisco do Ibirapuera em rosa. Em pleno aniversário do Encerramento da Revolução. Atitude tomada por um grupo de mulheres ativistas da luta à favor da conscientização do câncer de mama, foi a primeira ação relacionada ao Outubro Rosa.

O país acabara de entrar no role mundial de prevenção do câncer de mama e não parou mais. Em 2008, em comemoração ao Dia das Mães, ao Dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama – comemorado todo terceiro domingo do mês de maio – e em preparação ao Outubro Rosa, o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama iluminou de rosa a Fortaleza da Barra, em Santos.

No mês de outubro do mesmo ano várias entidades relacionadas ao combate ao câncer de mama iluminaram monumentos e prédios de luzes rosas. As principais cidades do país aderiram à causa e até hoje fazem parte desta campanha. O monumento mais importante do país também ficou rosa no ano de 2008. A iluminação rosa do Cristo Redentor (RJ) foi um marco que deu destaque ao país pelo mundo inteiro, por ser uma das sete maravilhas do mundo.

Com o passar dos anos a campanha no Brasil foi se expandindo a cada dia mais, alertando a sua população sobre os riscos e causas do câncer de mama. E você, o que sabe sobre a doença? Separamos algumas informações para você.

  • Não existem causas específicas para o desenvolvimento do câncer, há alguns fatores que podem contribuir. A idade por exemplo é um dos fatores, pois quanto maior avançada for, maior o risco, naturalmente. Consumo excessivo de álcool, menarca precoce, o fato de não ter filhos, menopausa tardia, também são alguns dos fatores que contribuem com o desenvolvimento da doença;
  • A doença em homens é bem rara. Estima-se que menos de 1% dos casos de câncer de mama seja em indivíduos do sexo masculino;
  • A doença também pode ser detectada pelo toque nos seios, porém, não é a única forma. Esteja com seus exames em dia para que não haja surpresas futuras. Lembrando que o nódulo, quando existente, é indolor no início, então não espere sentir dor para fazer os exames necessários;
  • As chances de cura são de 95% caso o câncer seja detectado no início de seu desenvolvimento;

Nunca confie apenas no autoexame. Consulte seu médico e se proteja dos riscos.

image

Teste de Paternidade

Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), atualmente existem 5,5 milhões de crianças sem o nome de seu pai em suas certidões de nascimento. Felizmente esse dado é decrescente, pois a justiça brasileira, de 2010 até atualmente, vem facilitando a burocracia para o registro do genitor.
Um dos motivos que vem fazendo com que o número de crianças sem pais registrados diminua são os exames de paternidade, que com o tempo vão ficando cada vez mais acessíveis à toda população.
No Laboratório Sace o exame é rápido e pode ser realizado a domicílio. Através de uma rápida e indolor coleta de DNA dos periciados, já podemos ter um resultado com mais de 99,99% de precisão. Já nos casos de reconstrução de DNA – para supostos pais falecidos – a exatidão é de mais de 98% de certeza. O exame é feito com total sigilo, discrição e profissionalismo de nossa equipe.

Como é feita a coleta do DNA?

  • Nós usamos a swab oral, que se trata de uma pequena escova que é passada por toda parte interna da bochecha do paciente, segurando material o suficiente para que o exame seja feito.
  • Essa forma é rápida, segura e indolor. Diferente da coleta de sangue, o material pode ser transportado à temperatura ambiente e não ocasiona interferências com pacientes que já fizeram transfusão de sangue ou transplante de medula óssea.
image

Cuidados contra a Dengue

A Dengue é uma doença muito séria transmitida pela picada do Mosquito Aedes Aegipty. A melhor maneira de se proteger desse perigo é dificultar a proliferação do mosquito, que encontra neste período de calor e chuvas o seu melhor meio para se desenvolver e reproduzir.

Todos os anos as autoridades de saúde apresentam campanhas de conscientização para a população, com os cuidados que devem ser tomados para evitar uma epidemia. Mas nem sempre a população leva tais cuidados a sério, permitindo que o mosquito se reproduza e transmita a doença.

Como evitar

É sempre bom lembrar dos cuidados que devem ser tomados para dificultar o aumento na quantidade de mosquitos transmissores da Dengue. O principal cuidado consiste em evitar acumulo de água limpa parada como em vasos, caixas d’água e outros recipientes capazes de reter água é a mais eficaz forma de evitar uma epidemia. Depois de adultos, os mosquitos podem ser evitados com repelentes baseado em DEET (N,N-dietilmetatoluamida). Telas nas portas e janelas podem ser eficazes para manter os mosquitos longe da sua casa e da sua família, principalmente nos bairros com mais casos confirmados. Em Taubaté os bairros com mais casos em 2014 foram: Village Taubaté, Vila Costa, Parque Aeroporto, Estiva, Vila Albina e Mourisco. Os bairros próximos devem ter cuidado redobrado com o Aedes Aegipty.

Como tratar

Mas também não menos importante é a descoberta precoce e o rápido tratamento da doença, através do diagnóstico dos sintomas por um médico e depois com a confirmação através de exames de sangue.

Os sintomas da Dengue são:

  • Febre;
  • Dor muscular;
  • Dor de cabeça;
  • Dor nas articulações;
  • Dor atrás dos olhos;
  • Manchas vermelhas na pele;

Se você tiver algum desses sintomas procure um médico, que vai lhe indicar os exames que devem ser feitos para confirmar a doença, através de um hemograma e testes sorológicos.

O Hemograma completo é utilizado para contagem de plaquetas e os testes sorológicos detectam a presença de anticorpos contra o vírus da Dengue. O resultado dos exames são importantes para se confirmar a presença da doença ou não, para continuar com o tratamento correto e tirar quaisquer dúvidas que o exame clínico pode deixar.

E além disso o Laboratório SACE trouxe um teste rápido que confirma em 2 horas se os pacientes que apresentam sintomas por mais de 6 dias estão ou não contaminados com a Dengue. Informe-se nas nossas unidades de Taubaté e Tremembé.

Conheça todos os exames que o Laboratório SACE oferece para você. Nossa tradição é oferecer o melhor.