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GUIA: Como ter uma vida saudável?

Todos nós queremos ter uma vida longa e saudável, não é mesmo? Mas nós temos o cuidado necessário para ter esse futuro?

Se você imagina que mudar seus hábitos para ter uma vida mais saudável é algo difícil e complicado, está muito enganado!  Preparamos para você todos os passos para seguir e ter uma vida muito mais saudável. Confere abaixo:

 

Coma melhor:

O cuidado como a sua alimentação é ponto central para aumentar sua qualidade de vida. A alimentação carregada em alimentos de gorduras saturadas, sódio e açucares é um gatilho par muitas doenças como diabetes, infarto, derrames, hipertensão, obesidade e até câncer.

Consumir mais oleaginosas, como nozes, avelã, castanhas e pistache, diminuem o risco de males cardíacos em até 39%, pois diminuem a taxa de colesterol ruim e evitam a formação de placas de gordura que podem obstruir as artérias. O peixe também ajuda a prevenir problemas cardíacos por ser rico em ômega 3.

Diminua o consumo de sal, pois sal em excesso além de favorecer o inchaço de pernas, pés, barrigas e outras partes do corpo, também afeta as condições do coração, rins e vasos sanguíneos, podendo levar também à hipertensão.

Beba pelo menos 2 litros de água todos os dias e tenha uma alimentação balanceada com base principalmente em frutas, legumes e saladas.

Uma taça de vinho com 250 ml por dia faz bem e evita derrames cerebrais e infarto, além de reduzir os níveis do hormônio estrogênio, que é conhecido por aumentar os riscos de desenvolver câncer de mama.

Álcool em excesso e refrigerante não são nada saudáveis, corte o quanto puder de sua dieta!

Aimentação Saudável

Dormir!

O sono é um elemento fundamental para a longevidade! Você precisa repor a energia gasta durante o dia com uma noite bem dormida. Quem sofre de insônia crônica corre três vezes mais risco de morrer do que uma pessoa que dorme bem. Se você sofre algum distúrbio do sono, procure um médico especialista.

Para os pesquisadores, uma pessoa precisa dormir no mínimo 7 horas e meia por noite para ter um bom sono.

10 Dicas para dormir bem!

Não seja sedentário

A prática de exercícios físicos deve fazer parte da rotina de todos que querem afastar doenças como obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares e diabetes. A prática de caminhada reduz a pressão arterial logo na primeira hora, e mantém essa queda nas próximas 24 horas. A prática de exercícios estimula também a produção de novos neurônios que melhoram nossas atividades cognitivas, em especial a memória.

Então mexa-se! Evite ficar muito tempo sentado, pois quando passamos muito tempo nessa posição, nosso metabolismo se altera, influenciando fatores como colesterol alto e repouso da pressão arterial, favorecendo problemas com obesidade, doenças cardiovasculares e outras doenças crônicas.

 

“Ahhh, mas eu trabalho sentado”, calma! A ginástica laboral ao longo do dia irão te ajudar e muito para ter um dia de trabalho mais saudável, além de aumentar sua produtividade e aliviar um pouco o estresse.

Alongamento no Trabalho

 

Mantenha a calma e sorria!

Estresse não faz bem! Apesar de não ser considerado doença, o estresse abre as portas para diversas doenças psico-fisiológicas aparecerem. Quanto maior for o nível de estresse, maior é a deterioração psicológica e física do indivíduo.

LO estresseevar uma vida bem humorada e com muitos sorrisos diminui o risco de morte em até duas vezes. Atividades ao ar livre estão diretamente ligadas ao nosso bom humor e autoestima. Bastam apenas 10 minutos de atividades ao ar livre por dia para melhorar significativamente a saúde mental.

Os benefícios do sorriso

 

Respirar bem.

Você já prestou atenção na sua respiração? Então pare uns minutinhos e repare na sua respiração, isso pode ser um ponto essencial para você ter menos desgaste mental, físico e até mesmo evitar a insônia. Segundo estudos, uma pessoa que apresenta sérias dificuldades para respirar durante o sono tem 50% a mais de chances de morrer. Respirar bem é muito importante para o seu corpo e aumenta a sensação de bem-estar!

Veja o vídeo: Respirar Bem!

 

Apague qualquer vício!

Se livre do cigarro o quanto antes! Ele é responsável por causa males terríveis ao seu organismo e também para quem convive com você. A sinusite crônica é uma doença que está ligada diretamente ao fumo passivo, ou seja, de quem convive com fumante. No Brasil, 200 mil morrem por conta do tabagismo, responsável pelo aumento dos riscos de câncer de pulmão, de boca e doenças cardiovasculares.

Apague os vícios

Tenha bons amigos

A amizade traz muitos benefícios para a saúde, tanto físicos quanto mentais. Pessoas muito solitárias tendem a ter noites ruins de sono, ficarem mais indefesas e sofrerem de estresse mais facilmente ao longo da vida, além de aumentar consideravelmente o risco de ter Alzheimer.

Quem tem bons amigos aumenta em 50% as chances de ter uma vida mais duradoura. Os danos da solidão podem ser comparados aos danos da obesidade, do alcoolismo e do tabagismo.

As boas companhias influenciam diretamente na felicidade, no otimismo e no afastamento de doenças como a depressão. Também diminuem o risco de doenças cardiovasculares e do sedentarismo diretamente ligado com a depressão. Ou seja, seus amigos são ótimos remédios!

Tenha bons amigos

Saiba como anda sua saúde!

Saber como anda sua saúde é essencial, de forma preventiva, para se ter uma vida longa e duradoura. Você sabe como anda a sua saúde? Converse com seu médico e agende alguns exames. Se você tem menos de 40 anos, não precisa fazer aquela lista extensa de exames todos os anos, mas sempre pedir alguns exames regulares como de sangue para verificar colesterol e índice glicêmico, exames de urina e fezes. Outros exames o médico deverá solicitar de acordo com seu histórico de saúde e em casos de histórico de doenças na família.

O check-up é um dos principais fatores para manter uma vida saudável e de forma despreocupada. Converse com seu médico e conte com o Laboratório SACE para realizar seus exames!

 

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Vida Saudável no Trabalho

Veja como é fácil e simples ter uma rotina mais saudável no seu ambiente de trabalho.

O sedentarismo cresce exponencialmente a cada ano, e hoje já é o 4º maior causador de mortes no mundo. Mas como alinhar hábitos saudáveis com a vida corrida no trabalho, já que o tempo nem sempre está a favor?

Algumas práticas no trabalho podem ajudar a prevenir o cansaço, a fraqueza, o sono e a falta de concentração, e proporcionar maior sensação de bem-estar, bom humor e autoestima. É claro que sua produtividade e felicidade no ambiente de trabalho melhorarão consideravelmente! Ao contrário disso, uma rotina sedentária no trabalho facilita o desenvolvimento de doenças como hipertensão, diabetes, dislipidemia, infarto, AVC e artrose, por isso, o ideal é movimentar-se mais (na medida do possível, claro) no ambiente de trabalho.

Separamos algumas dicas para fazer da sua rotina de trabalho, algo mais saudável e menos nocivo à saúde. Confira logo abaixo:

1- Mexa-se!
Dê preferência em utilizar as escadas ao invés do elevador, levante-se da sua mesa para receber seus clientes/pacientes e comece a fazer algumas atividades em pé como por exemplo, ler um artigo ou o relatório. Ao final de um longo período, essas pequenas atitudes já causam uma imensa mudança!
Movimente-se

2- Cuidado com a postura
A postura errada na rotina de trabalho é responsável por dores nas costas, dores de cabeça e dores nas pernas. Com a rotina, as pessoas acabam construindo um ciclo vicioso muito prejudicial, que se inicia com hábitos posturais errados, seguidos de esforços repetitivos, fadiga e dores.
Preste mais atenção em sua postura no dia-a-dia.
Postura Correta ao Utilizar o Computador

3- Evite excessos
Se você sente um sono ou preguiça muito grande ao trabalhar depois de almoçar, isso se chama alcalinidade pós-prandial, que significa que seu organismo está gastando mais energia com o sistema digestivo. Um almoço exagerado irá fazer com que esse processo de digestão gaste mais energia, te deixando ainda com mais sono e preguiça. Fique atento ao quanto está comendo, não exagere.
Evite Excessos

4- Alimente-se corretamente!
Busque fazer uma dieta balanceada e saudável no dia-a-dia e durante o trabalho. Se precisar, leve comida de casa para o serviço, buscando manter um cardápio mais saudável.

– Também é importante fazer pequenos lanches entre as refeições, como frutas, iogurte desnatado, gelatina diet, barrinhas de cereais, bebidas de soja e água, para manter o metabolismo funcionando o dia todo, e ajudar você a ingerir uma quantidade menor de alimentos nas refeições principais.

– E o cafezinho? O cafezinho está liberado! Mas opte por adoçantes ao invés do açúcar.

– Evite comer em frente ao computador, pois além de você não sentir realmente o sabor dos alimentos, você come mais e não dá uma pausa para o seu organismo digerir da forma que precisa os alimentos.
Alimente-se Bem!

5- Relaxe!
Fuja do estresse no ambiente de trabalho! A sobrecarga normalmente acontece pela falta de planejamento e de organização, então busque organizar suas atividades, estabelecendo prioridades e conhecendo bem os seus limites. Busque sempre manter uma boa relação com os colegas de trabalho, para ter um ambiente menos estressante durante o dia-a-dia. Realize, se possível, duas pausas de 5 minutos durante o seu dia para se levantar e alongar-se.
Relaxe!

6- Previna-se
Esteja em dia com as consultas médicas e os exames de rotina. Essa é a principal forma de prevenção, que pode dar um diagnóstico precoce de doenças, permitindo um tratamento mais adequado.
Previna-se

 

 

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