exames

 
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Atividade física na 3ª idade previne doenças cardíacas

Ao aposentar nos tornamos mais ociosos, com isso a tendência é que tenhamos problemas no coração.
A chave para continuar longevo é ser ativo e praticar esportes na velhice. O diretor científico do Departamento de Educação Física da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), afirma a benfeitoria que atividades físicas podem fazer na melhor idade: “A atividade física de modo geral é capaz de prevenir e auxiliar no tratamento de doenças do coração. Para as pessoas que estão na terceira idade, é também uma excelente ferramenta para o combate de doenças cardíacas porém, antes desses indivíduos iniciarem qualquer tipo de exercício, é necessário que eles procurem um médico de confiança para avaliar as possíveis limitações de ordem ortopédica e cardíaca, para que o exercício seja feito de forma segura”.

A fala dele contrasta com a informação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), que afirma que três a cada quatro idosos no Brasil têm doença crônica e, diante desse quadro, manter exercícios contínuos pode, além de prevenir doenças cardíacas, evitar diversos outros problemas que afetam o coração como hipertensão que pode até promover hipertrofia cardíaca. Se uma caminhada regular for feita, o idoso terá uma pressão arterial menor diariamente, diminuindo o perigo de diversas doenças.

Exercícios na Terceira Idade
Os exercícios aeróbicos são os mais indicados para combater as doenças do coração, ou seja, atividades que envolvem grandes grupos musculares, realizadas de forma rítmica, contínuas e por um longo período de tempo. Para iniciar, é recomendado a caminhada diária, que deve ser realizada de forma moderada, com duração entre 30 a 40 minutos. Entretanto, antes de iniciar qualquer tipo de esporte durante a terceira idade, o especialista ressalta que indivíduo deve procurar um médico para realizar um check-up, possibilitando que a prática da atividade física seja eficaz e segura.

Exercícios na terceira idade

 

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Veja 5 grandes problemas que misturar álcool com energético causam no seu corpo

É comum as pessoas em balada ou bares, principalmente os jovens, beberem álcool misturado com energético por algum motivo, pelo gosto, por inibir o efeito do álcool te permitindo tomar quantidades maiores, além de te manter acordado. Mas tudo isso tem um custo muito alto para sua saúde. Confira abaixo 5 problemas que você pode ter ao misturar álcool com energético.

1) Ele é gostoso! – Sim, é gostoso e por isso faz com que você ingira quantidades nababescas de álcool sem se preocupar com o seu limite,porque é docinho. É fácil de perder o controle.Infográfico: Álcool + Energético

2) Aumenta sua capacidade de ingerir álcool – Sim, você pode ingerir quantidades maiores de álcool, você consumirá em excesso sem perceber, aumentando o risco de coma alcoólico.

3) Você não se recupera – Energético é cafeína + taurina, ambos são psico-agentes que te mantém acordado. O sono perdido você não recupera no próximo dia, dormindo algumas horas a mais. Além de ser extremamente prejudicial ao corpo o não descanso para repor as energias faz o seu coração bater em um ritmo mais acelerado.

4) Acelera o coração – Quando se consome grandes quantidades de energético, potencializados pelo álcool, há um efeito de irritação no coração e o faz acelerar, causando grandes problemas de taquicardia e arritmia cardíaca.

5) Potencializa o vício – A cafeína aumenta o efeito do álcool e isso aumenta consideravelmente a capacidade de se desenvolver uma dependência alcoólica.

A associação brasileira de cardiologia já alertou para o alto consumo dessa mistura, que é extremamente prejudicial para nossos jovens. Compartilhe a informação. Alerte seus conhecidos sobre os graves riscos que estão se submetendo ao ingerir álcool com energético.

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Diabetes e Pressão alta – Recomendações e estilo de vida!

Dica da Nutricionista

Diabetes e Pressão alta (hipertensão arterial): recomendações nutricionais e estilo de vida!Renata Toledo

O hábito alimentar moderno está baseado no alto consumo de produtos industrializados, ricos em açúcares e pobres em nutrientes. Este fato, aliado ao sedentarismo, alto consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo, é responsável pelo aparecimento de diversas doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes tipo II, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e câncer.

Hoje trataremos sobre duas destas patologias: diabetes tipo II e hipertensão arterial, mais conhecida como pressão alta.

A diabetes do tipo II, não-insulino dependente, é caracterizada pela resistência à insulina ou secreção anormal da insulina (hormônio responsável por controlar os níveis de glicose no sangue). Já a hipertensão ocorre quando a força que o sangue exerce sobre as artérias é aumentada, sofrendo resistência das mesmas. Ambas têm um caráter genético que podem influenciar seu aparecimento, porém esse fator não é determinante.

Sabe-se que o alto consumo de carboidratos (exemplo: pães, bolachas, sucos industrializados, refrigerantes, doces, etc.) aliado ao sobrepeso/obesidade, sedentarismo e ao estresse aumentam as chances do organismo desenvolver uma resistência a insulina, ou seja, sua função fica “debilitada” e, como consequência, o nível de açúcar no sangue fica “desregulado” levando ao aparecimento da diabetes.

Já a praticidade e falta de tempo de uma vida corrida, fez com que a comida de verdade fosse trocada pelos produtos alimentícios, como barrinha de cereal, salgadinhos, comidas congeladas, embutidos, sopas instantâneas e temperos prontos que são ricos em sódio e substâncias neurotóxicas (ex: glutamato monossódico). Este alto consumo, também aliado ao estilo de vida moderno e à obesidade, predispõe o aparecimento da hipertensão arterial.

Como orientações gerais para uma vida saudável e controle destas patologias, as principais recomendações são:

  • Alimente-se de comida de verdade, deixe de lado alimentos industrializados, inclusive os “diets/lights”, pois além de apresentarem alto teor de sódio, são ricos de corantes/aromatizante, substâncias inflamatórias que prejudicam o funcionamento do organismo como um todo, dificultando o tratamento.
  • Consuma alimentos de alta densidade nutricional e baixa quantidade calórica, ou seja, alimentos nutritivos. Exemplo: verduras, legumes e frutas.
  • Nas refeições principais, opte por boas fontes de carboidratos complexos (ex: arroz integral, batata doce, inhame, cará, etc.), sempre em conjunto de fontes boas de proteínas (ex: carnes, frango, peixes e ovos) e fontes de gordura boa (ex: abacate, azeite de oliva, castanhas, amêndoas, etc.). O equilibro alimentar é muito importante!
  • Utilize temperos naturais secos e frescos, como orégano, salsinha, cebolinha, alecrim, cebola, tomate, etc. Pois assim, automaticamente você diminuirá o consumo do sal de mesa.
  • Hidrate-se! Dê sempre preferência à água para se hidratar, evitando ao máximo bebidas industrializadas (ex: refrigerantes, sucos de caixinha/saquinhos e até mesmo bebidas “zero” açúcar).
  •  Faca atividade física diariamente, manter um corpo ativo é essencial!
  • Manter o peso corporal adequado: em caso de sobrepeso/obesidade, a perda de peso terá um impacto positivo no controle da pressão arterial e diabetes.
  • Procure sempre um profissional capacitado e atualizado para te auxiliar!
  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo!

 

Escrito por:

Renata Toledo – Nutricionista clínica

Pós- graduando em nutrição clínica funcional pelo instituto VP.

(12) 3411-0577 / (12) 98155-4301

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GUIA: Como ter uma vida saudável

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GUIA: Como ter uma vida saudável?

Todos nós queremos ter uma vida longa e saudável, não é mesmo? Mas nós temos o cuidado necessário para ter esse futuro?

Se você imagina que mudar seus hábitos para ter uma vida mais saudável é algo difícil e complicado, está muito enganado!  Preparamos para você todos os passos para seguir e ter uma vida muito mais saudável. Confere abaixo:

 

Coma melhor:

O cuidado como a sua alimentação é ponto central para aumentar sua qualidade de vida. A alimentação carregada em alimentos de gorduras saturadas, sódio e açucares é um gatilho par muitas doenças como diabetes, infarto, derrames, hipertensão, obesidade e até câncer.

Consumir mais oleaginosas, como nozes, avelã, castanhas e pistache, diminuem o risco de males cardíacos em até 39%, pois diminuem a taxa de colesterol ruim e evitam a formação de placas de gordura que podem obstruir as artérias. O peixe também ajuda a prevenir problemas cardíacos por ser rico em ômega 3.

Diminua o consumo de sal, pois sal em excesso além de favorecer o inchaço de pernas, pés, barrigas e outras partes do corpo, também afeta as condições do coração, rins e vasos sanguíneos, podendo levar também à hipertensão.

Beba pelo menos 2 litros de água todos os dias e tenha uma alimentação balanceada com base principalmente em frutas, legumes e saladas.

Uma taça de vinho com 250 ml por dia faz bem e evita derrames cerebrais e infarto, além de reduzir os níveis do hormônio estrogênio, que é conhecido por aumentar os riscos de desenvolver câncer de mama.

Álcool em excesso e refrigerante não são nada saudáveis, corte o quanto puder de sua dieta!

Aimentação Saudável

Dormir!

O sono é um elemento fundamental para a longevidade! Você precisa repor a energia gasta durante o dia com uma noite bem dormida. Quem sofre de insônia crônica corre três vezes mais risco de morrer do que uma pessoa que dorme bem. Se você sofre algum distúrbio do sono, procure um médico especialista.

Para os pesquisadores, uma pessoa precisa dormir no mínimo 7 horas e meia por noite para ter um bom sono.

10 Dicas para dormir bem!

Não seja sedentário

A prática de exercícios físicos deve fazer parte da rotina de todos que querem afastar doenças como obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares e diabetes. A prática de caminhada reduz a pressão arterial logo na primeira hora, e mantém essa queda nas próximas 24 horas. A prática de exercícios estimula também a produção de novos neurônios que melhoram nossas atividades cognitivas, em especial a memória.

Então mexa-se! Evite ficar muito tempo sentado, pois quando passamos muito tempo nessa posição, nosso metabolismo se altera, influenciando fatores como colesterol alto e repouso da pressão arterial, favorecendo problemas com obesidade, doenças cardiovasculares e outras doenças crônicas.

 

“Ahhh, mas eu trabalho sentado”, calma! A ginástica laboral ao longo do dia irão te ajudar e muito para ter um dia de trabalho mais saudável, além de aumentar sua produtividade e aliviar um pouco o estresse.

Alongamento no Trabalho

 

Mantenha a calma e sorria!

Estresse não faz bem! Apesar de não ser considerado doença, o estresse abre as portas para diversas doenças psico-fisiológicas aparecerem. Quanto maior for o nível de estresse, maior é a deterioração psicológica e física do indivíduo.

LO estresseevar uma vida bem humorada e com muitos sorrisos diminui o risco de morte em até duas vezes. Atividades ao ar livre estão diretamente ligadas ao nosso bom humor e autoestima. Bastam apenas 10 minutos de atividades ao ar livre por dia para melhorar significativamente a saúde mental.

Os benefícios do sorriso

 

Respirar bem.

Você já prestou atenção na sua respiração? Então pare uns minutinhos e repare na sua respiração, isso pode ser um ponto essencial para você ter menos desgaste mental, físico e até mesmo evitar a insônia. Segundo estudos, uma pessoa que apresenta sérias dificuldades para respirar durante o sono tem 50% a mais de chances de morrer. Respirar bem é muito importante para o seu corpo e aumenta a sensação de bem-estar!

Veja o vídeo: Respirar Bem!

 

Apague qualquer vício!

Se livre do cigarro o quanto antes! Ele é responsável por causa males terríveis ao seu organismo e também para quem convive com você. A sinusite crônica é uma doença que está ligada diretamente ao fumo passivo, ou seja, de quem convive com fumante. No Brasil, 200 mil morrem por conta do tabagismo, responsável pelo aumento dos riscos de câncer de pulmão, de boca e doenças cardiovasculares.

Apague os vícios

Tenha bons amigos

A amizade traz muitos benefícios para a saúde, tanto físicos quanto mentais. Pessoas muito solitárias tendem a ter noites ruins de sono, ficarem mais indefesas e sofrerem de estresse mais facilmente ao longo da vida, além de aumentar consideravelmente o risco de ter Alzheimer.

Quem tem bons amigos aumenta em 50% as chances de ter uma vida mais duradoura. Os danos da solidão podem ser comparados aos danos da obesidade, do alcoolismo e do tabagismo.

As boas companhias influenciam diretamente na felicidade, no otimismo e no afastamento de doenças como a depressão. Também diminuem o risco de doenças cardiovasculares e do sedentarismo diretamente ligado com a depressão. Ou seja, seus amigos são ótimos remédios!

Tenha bons amigos

Saiba como anda sua saúde!

Saber como anda sua saúde é essencial, de forma preventiva, para se ter uma vida longa e duradoura. Você sabe como anda a sua saúde? Converse com seu médico e agende alguns exames. Se você tem menos de 40 anos, não precisa fazer aquela lista extensa de exames todos os anos, mas sempre pedir alguns exames regulares como de sangue para verificar colesterol e índice glicêmico, exames de urina e fezes. Outros exames o médico deverá solicitar de acordo com seu histórico de saúde e em casos de histórico de doenças na família.

O check-up é um dos principais fatores para manter uma vida saudável e de forma despreocupada. Converse com seu médico e conte com o Laboratório SACE para realizar seus exames!

 

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Yoga: Você sabe o tanto que faz bem?

Muita gente conhece a prática da Yoga, mas poucas pessoas realmente sabem dos seus benefícios. Antes de tudo é preciso conhecer a Yoga, que é uma prática milenar de exercícios físicos anti-stress para uma melhor qualidade de vida. Segundo a filosofia, exercícios posturais são métodos para integrar a alma, o mundo exterior e o universo. A Yoga tem como base você se tornar um só com a natureza e o mundo. Benefícios da Yoga são consequências de toda transformação física e espiritual do funcionamento adequado dos órgãos, aliando sempre a qualidade de vida como alimentação saudável, boa noite de sono com os exercícios, deixando você mais disposto no dia a dia. Medicinalmente a Yoga funciona como um calmante para quem tem depressão, stress, insônia e outras doenças psicológicas. A prática também regula o bom funcionamento dos órgãos, assim sendo, sua postura, funcionamento das glândulas endócrinas e melhora da circulação sanguínea pode ser melhorado com a Yoga. Yoga é feita por celebridades como Rodrigo Santoro, Fernanda Torres, Carolina Dieckmann, Luciana Gimenez, Angelina Jolie, Britney Spears e até mesmo a Madonna. Todos são unânimes em falar que a Yoga além de deixar o corpo mais flexível, também o deixa mais resistente. Yoga: Pratique!   5 motivos para praticar Yoga Melhora a qualidade de vida, promovendo bem-estar, serenidade e paz interior. – Proporciona equilíbrio emocional. – Melhora problemas de insônia e depressão. – Estimula a circulação sanguínea. – Diminui dores nas costas. – Melhora a postura e o fortalecimento muscular. – Energiza corpo e mente. – Fortalece o organismo, tendo a saúde como foco principal. – Não tem contra-indicações. O melhor da Yoga é o fato de poder ser feito em casa, não precisar de muito espaço e em um momento intimista, no fundo é você e você mesmo, e a Yoga sendo a chave para entender sua parte no mundo. Benefícios da Yoga

 

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