COMO FAZER DIETA PARA DIABETES

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Nutrição e Diabetes estão comumente ligadas. É fundamental que diabéticos controlem sua dieta, para manter um controle glicêmico adequado.

Se você faz uma dieta com pouco açúcar e carboidratos, isso pode ajudar a evitar muitas patologias. Sabemos que a dieta em si não cura a diabetes, porém ajudar a dar mais qualidade de vida aos portadores e você tem mais controle sobre a doença, minimizando variações e reduzindo medicamentos.

A dieta tem função de ajudar a controlar a glicemia no sangue. Devido a isso, insulina em excesso pode causar prejuízo a saúde, deixando sequelas não reversíveis, como por exemplo, ocasiona cegueira, caso muito comum em diabéticos.

Quando não há boa digestão dos alimentos, como exemplo os açúcares e amido, pode afetar o sistema digestivo de quem tem diabetes. Esses alimentos ficam um maior tempo na digestão e por causa disso, tendem a aumentar a glicose na corrente sanguínea. Tal fenômeno é denominado de glicemia (onde há concentração de açúcar no sangue). Mas, há alimentos onde há a necessidade de ser totalmente exonerados da dieta, ou reduzir drasticamente seu consumo.

NUTRIÇÃO APROPRIADA A DIABÉTICOS:

Com diabetes, é extremamente necessário a redução da gordura e sal. Veja exemplo para manter uma boa alimentação com os alimentos a seguir, serve também para hipertensos:

  • Aves (sem pele);
  • Peixes e carnes magras;
  • Leite desnatado ao invés do integral;
  • Queijo branco (Ricota é super indicado) ao invés de queijo gordo (amarelo);
  • Alimentos Ricos em Fibras Solúveis (aveia, farinha de banana verde, farinha de maracujá, semente de linhaça);
  • Verduras (de preferência vegetais folhosos verdes escuros);
  • Cereais;
  • Feijão/ Lentilha/ Ervilhas;
  • Frutas in natura ao invés de suco concentrado de frutas.

MEDIÇÃO CERTA DOS ÍNDICES DE GLICEMIA

 

Para quem tem diabetes e precisa de uma dieta equilibrada, precisa ingerir alimentos com menor índice glicêmico, conhecidos por não afetar tanto os níveis de glicose no sangue devido a isso são recomendados a diabéticos.

COMO TER UMA BOA DIETA COM DIABETES?

 

Café da manhã: o café da manhã é a refeição mais importante do dia, ajuda a emagrecer e reduz a fome no decorrer do dia.

Fibras Solúveis: as fibras têm como função adiar a absorção do açúcar pelo sangue, mesmo que o açúcar passe por transformação, as fibras fazem com que o aumento da glicose no sangue seja evitado.

Equilíbrio: procure comer somente o necessário durante as refeições, assim será possível passar horas durante o dia sem se alimentar. Não faça repetição de prato, se já se sente satisfeito já é o suficiente. Veja e faça controle do tamanho das porções, isso faz com que a dieta seja mais saudável.

Variedade de alimentos: não utilize somente carboidratos em suas refeições, por exemplo, um prato de macarrão sem verduras, proteínas, legumes ou frutas. Mescle com peixe grelhado, salada e frutas. Substitua o arroz branco pelo arroz integral, macarrão sem glúten ou uma batata doce.

A American Diabetes Association (ADA) orienta fazer a divisão do prato ao meio, deixando ambas as partes em tamanhos iguais. Faça a divisão em três partes, ficando assim: uma com 50% e duas com 25% cada. A metade maior, ou seja, 50% do prato precisa ser preenchida com vegetais, verduras e legumes. Um quarto do prato, isto é, 25 % complete com proteína magra e o outro um quarto da refeição, 25% restantes, repleto de carboidratos complexos abundantes em amido, dando preferência a grãos integrais que são ricos em fibras.