Diabetes – Você realmente conhece?

Um a cada onze adultos no mundo são afetados pela diabetes, segundo a OMS. São 422 Milhões de casos registrados em 2014 e o Brasil é o quarto país do mundo com mais prevalência da doença, com 12% de adultos diabéticos.

O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina ou a incapacidade de insulinar, aumentando assim o nível de glicose no sangue. O diabetes acontece quando o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente para suprir as necessidades do organismo. A insulina reduz a glicemia no sangue, pois permite que o açúcar presente penetre na célula e seja utilizado como fonte de energia.

Para entender melhor, é preciso esclarecer que há dois tipos de diabetes:

Exame Diabetes

Há também o Pré-Diabetes, termo usado pra indicar que o paciente possui grande potencial para desenvolver a doença. É um estado de transição entre o saudável e o diabetes tipo 2. O grupo de risco abrange todas pessoas acima de 45 anos ou quem tem antecedentes de diabetes na família. É aconselhável que as pessoas que fazem parte desse grupo façam o exame de glicemia ao menos uma vez por ano.

A do tipo 1 corresponde à apenas 10% dos casos e atinge principalmente crianças e adolescentes. Sintomas como excesso de cansaço, muita sede e excesso de urina são comuns.

No tipo 2, os sintomas estão relacionados ao sedentarismo e a obesidade, são 90% dos casos de diabetes e normalmente atinge pessoas acima dos 40 anos. Não há sintomas evidentes, é uma doença silenciosa e traiçoeira, pois se a pessoa não identifica por meio do exame, ficará sabendo somente quando a doença já estiver descontrolada.

Sintomas Diabetes

É contagioso? Não, diabetes não é uma doença contagiosa, ou seja, não passa de pessoa pra pessoa. O tipo 1 é por propensão genética e o tipo 2 é consequência de maus hábitos.

O censo sobre diabetes no Brasil mostrou que 50% das pessoas não sabem que estão com a doença, descobrem apenas quando começam a ter complicações que afetam a visão e os rins, por exemplo. A melhor forma de se prevenir é praticar exercícios e se manter dentro do peso, criando hábitos saudáveis. Fazer exames regularmente também é uma forma eficiente de se combater a diabetes, pois assim, o diabetes pode ser identificado e controlado.

 

VEJA TAMBÉM: