Cuidados contra a Dengue

A Dengue é uma doença muito séria transmitida pela picada do Mosquito Aedes Aegipty. A melhor maneira de se proteger desse perigo é dificultar a proliferação do mosquito, que encontra neste período de calor e chuvas o seu melhor meio para se desenvolver e reproduzir.

Todos os anos as autoridades de saúde apresentam campanhas de conscientização para a população, com os cuidados que devem ser tomados para evitar uma epidemia. Mas nem sempre a população leva tais cuidados a sério, permitindo que o mosquito se reproduza e transmita a doença.

Como evitar

É sempre bom lembrar dos cuidados que devem ser tomados para dificultar o aumento na quantidade de mosquitos transmissores da Dengue. O principal cuidado consiste em evitar acumulo de água limpa parada como em vasos, caixas d’água e outros recipientes capazes de reter água é a mais eficaz forma de evitar uma epidemia. Depois de adultos, os mosquitos podem ser evitados com repelentes baseado em DEET (N,N-dietilmetatoluamida). Telas nas portas e janelas podem ser eficazes para manter os mosquitos longe da sua casa e da sua família, principalmente nos bairros com mais casos confirmados. Em Taubaté os bairros com mais casos em 2014 foram: Village Taubaté, Vila Costa, Parque Aeroporto, Estiva, Vila Albina e Mourisco. Os bairros próximos devem ter cuidado redobrado com o Aedes Aegipty.

Como tratar

Mas também não menos importante é a descoberta precoce e o rápido tratamento da doença, através do diagnóstico dos sintomas por um médico e depois com a confirmação através de exames de sangue.

Os sintomas da Dengue são:

  • Febre;
  • Dor muscular;
  • Dor de cabeça;
  • Dor nas articulações;
  • Dor atrás dos olhos;
  • Manchas vermelhas na pele;

Se você tiver algum desses sintomas procure um médico, que vai lhe indicar os exames que devem ser feitos para confirmar a doença, através de um hemograma e testes sorológicos.

O Hemograma completo é utilizado para contagem de plaquetas e os testes sorológicos detectam a presença de anticorpos contra o vírus da Dengue. O resultado dos exames são importantes para se confirmar a presença da doença ou não, para continuar com o tratamento correto e tirar quaisquer dúvidas que o exame clínico pode deixar.

E além disso o Laboratório SACE trouxe um teste rápido que confirma em 2 horas se os pacientes que apresentam sintomas por mais de 6 dias estão ou não contaminados com a Dengue. Informe-se nas nossas unidades de Taubaté e Tremembé.

Conheça todos os exames que o Laboratório SACE oferece para você. Nossa tradição é oferecer o melhor.