COMO PORTADORES DE AIDS DEVEM SEGUIR COM ALIMENTAÇÃO?

salada

 

Quem é portador da aids sabe que uma boa refeição eleva sua imunidade, assim conquistamos energia para realizar nossas atividades rotineiras e, também, acrescentar as vitaminas e minerais que o organismo tanto necessita. Também faz com que a pessoa tenha disposição, equilíbrio alimentar deixa o sistema de defesa fortalecido, controla melhor as gorduras e açúcares do sangue, absorve melhor as substâncias do intestino melhorando gradativamente o tratamento. Uma alimentação adequada é aquela que tem todos os nutrientes que o corpo tem necessidade, podendo alternar de modo variado. Se você deseja alcançar a alimentação saudável, você precisa ingerir três grupos de alimentos:

 

Carboidratos

 

São fornecedores de energia fazendo com que tenhamos ânimo para realizar nossas atividades, temos como exemplo: andar, falar, respirar etc.

Podemos achá-los em: arroz, açúcar, massas, batata, mandioca, cereais, farinhas e pães.

 

Proteínas

 

Os tecidos existentes em nosso corpo são construídos por elas. Fazem parte dos anticorpos e dos músculos, sendo a sua primordial peça. Têm o dever de construir, manter e também subir a resistência do organismo contra doenças infecciosas.

Podem ser localizadas em: carnes bovinas, suína, frango, peixes, miúdos, ovos, leite, iogurtes e queijos (animais) e feijão, soja e derivados, castanhas, amendoim, amêndoa (vegetais).

 

Gorduras

 

São fornecedoras de energia. Porém no nosso organismo, elas devem estar em apenas poucas quantidades. Determinadas vitaminas fazem transporte da gordura em nosso corpo, e também certos medicamentos antirretrovirais.

É possível achá-las em: manteiga, óleos, azeite de oliva, margarina, gordura animal (presente nas carnes).

 

Mas de que modo é possível melhorar a refeição?

 

Faça pelo menos três refeições diariamente, tendo de dois a três pausas para um pequeno lanche. Realize uma alimentação bastante balanceada, com muita variação, preferindo alimentos sem conservantes, mas sempre verificando suas características e costumes. Adquira o hábito de comer frutas, verduras, legumes, alimentos integrais e carnes magras. Frituras, gorduras e açúcares devem ser diminuídos ou evitados.

 

Conservação dos alimentos

 

Alimentos malconservados, podem ser um agravante para quem é soropositivo pois podem contrair doenças por meio de alimentos contaminados, ocasionando vômitos, diarreias e até infecção intestinal. Veja cuidados básicos que você deve ter antes das refeições:

 

  • Antes da preparação de alimentos, é preciso fazer higienização de panelas e utensílios.
  • Evite o uso de copos trincados, os germes têm por costume fazerem aglomeração em trincos.
  • Tampe bem o lixo e deixe em um local afastado dos alimentos.
  • Procure manter os alimentos em ambiente limpo onde insetos, roedores e outros animais não consigam se aproximar. Guarde vasilhas de modo que fique bem tampadas.
  • Se o alimento tiver cheiro ou cor diferente não o consuma.
  • Não faça descongelamento de carnes em temperatura ambiente, e sim na geladeira. Jamais coma carne crua.
  • Mantenha o leite pasteurizado sempre na geladeira e fique atento ao seu vencimento. Caso não seja pasteurizado, ferva-o antes de tomar.
  • Não consuma ovos crus. Faça o cozimento aproximadamente de 6 a 8 minutos ou deixe fritar no ponto em que a gema ficar dura.
  • Se fizer o corte de carnes em tábuas de madeira ou vidro, lave-as. Se possível não use tábua de madeira, porque têm o hábito de acumular germes e bactérias.

Saiba mais em aids. Deixe seu comentário.