COMBATENDO A ANEMIA NA GRAVIDEZ COM REMÉDIO CASEIRO

amo-o-corpo-de-alimentos-alimentacao-infantil_1112-947

 

O morango é um ótimo remédio para as grávidas, auxilia a redução dos sintomas de anemia. Além desse, outro excelente remédio conhecido é a beterraba.

 

Suco de morango ajuda na cura da anemia na gravidez

 

Sendo conhecido como remédio caseiro e útil, o morango é uma alta fonte de ferro, contribuindo para elevar a produção de sangue e minimizando o cansaço.

 

Veja os ingredientes

  • 5 morangos
  • 1/2 copo de água

Como preparar

 

Colocar os ingredientes em um liquidificador e bater até a mistura ficar homogênea. Tomar 1 copo de suco pelo menos 3 vezes por semana. Uma boa dica é comer a fruta fresca após as refeições.

 

Suco de beterraba e cenoura para anemia na gravidez

 

O suco de beterraba e cenoura para anemia na gravidez é uma ótima forma de complementar o tratamento da doença, porque a beterraba é boa para repor o ferro e a cenoura contém vitamina A, que ajuda no desenvolvimento do feto.

Ingredientes

  • 1 beterraba
  • 1 cenoura

Modo de preparo

Colocar a beterraba e a cenoura para bater na centrífuga e tomar 200 ml do suco 15 minutos antes do almoço. Pode ser adicionado um pouco de água se a mistura ficar grossa.

 

Suco de urtiga para anemia na gravidez

 

Outro ótimo remédio caseiro para anemia é o suco de urtiga, pois a planta tem muito ferro nas suas folhas e vitamina C na raiz, facilitando a absorção de ferro, eliminando a fraqueza e aumentando o bem-estar.

 

Ingredientes

 

  • 20 g de urtiga
  • 1 litro de água

 

 

Como preparar

 

Bater a urtiga juntamente com a água no liquidificador e tomar até 3 xícaras por dia.

 

 

 

 

O suco da beterraba

 

O suco de beterraba é um excelente remédio caseiro para anemia porque a beterraba é rica em ferro e a laranja facilita sua absorção pelo organismo.

Esse remédio caseiro para anemia ajuda a manter os níveis de glóbulos vermelhos estáveis, prevenindo e tratando a anemia ferropriva. No entanto, é importante consumir este suco diariamente até a cura da anemia e manter o tratamento médico caso tenha sido recomendado.

 

Siga os ingredientes

 

  • 1 beterraba pequena (70 g)
  • 3 laranjas

 

Veja como preparar

 

Cortar a beterraba em pedaços menores, passar pela centrífuga e adicionar o suco de laranja.

Para evitar o desperdício alimentar, adicione a polpa da beterraba ao feijão, assim também enriquece em ferro outro alimento.

 

CARDÁPIO ADEQUADO PARA GRÁVIDAS COM ANEMIA

 

A falta de ferro é a principal causadora da anemia, porém não é a única. “Uma refeição que não possui vitaminas A B12 e B9, também denominada de ácido fólico, pode ocasionar palidez, fadiga, tontura, falta de ar e de apetite além de trazer complicações no parto”, conta a nutricionista Fernanda Soares, do Rio de Janeiro. Até o bebê sente os efeitos ocasionados pela falta de ferro, como nascer com pouco peso, problemas no cérebro e a própria anemia. Se deseja evitar essa doença, faça combinação com carnes, leguminosas, cereais integrais e vegetais verde-escuros com vitamina C para facilitar a absorção de ferro pelo organismo.

 

No caso das fontes de cálcio (como leite e derivados), tanino (caso do café, vinho, chá preto, verde e mate), oxalato (amendoim e chocolate) e fosfato (refrigerante à base de cola) podem atrapalhar o mineral e, devido a isso, precisam ser consumidos moderadamente e guardados para o café da manhã e os lanches. “Lembramos que, não somente uma dieta que tem alto teor de ferro, mas, as gestantes anêmicas têm a necessidade de tomar suplementos que devem ser prescritos pelo médico. As que estão saudáveis, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), precisam realizar a suplementação somente no último trimestre da gravidez isso trata-se como medida de prevenção”, complementa Fernanda.

 

Saiba mais em Tua Saúde & bebe. Abril  . Deixe seu comentário.