COMBATENDO A ANEMIA NA GRAVIDEZ COM REMÉDIO CASEIRO
O morango é um ótimo remédio para as grávidas, auxilia a redução dos sintomas de anemia. Além desse, outro excelente remédio conhecido é a beterraba.
Suco de morango ajuda na cura da anemia na gravidez
Sendo conhecido como remédio caseiro e útil, o morango é uma alta fonte de ferro, contribuindo para elevar a produção de sangue e minimizando o cansaço.
Veja os ingredientes
- 5 morangos
- 1/2 copo de água
Como preparar
Colocar os ingredientes em um liquidificador e bater até a mistura ficar homogênea. Tomar 1 copo de suco pelo menos 3 vezes por semana. Uma boa dica é comer a fruta fresca após as refeições.
Suco de beterraba e cenoura para anemia na gravidez
O suco de beterraba e cenoura para anemia na gravidez é uma ótima forma de complementar o tratamento da doença, porque a beterraba é boa para repor o ferro e a cenoura contém vitamina A, que ajuda no desenvolvimento do feto.
Ingredientes
- 1 beterraba
- 1 cenoura
Modo de preparo
Colocar a beterraba e a cenoura para bater na centrífuga e tomar 200 ml do suco 15 minutos antes do almoço. Pode ser adicionado um pouco de água se a mistura ficar grossa.
Suco de urtiga para anemia na gravidez
Outro ótimo remédio caseiro para anemia é o suco de urtiga, pois a planta tem muito ferro nas suas folhas e vitamina C na raiz, facilitando a absorção de ferro, eliminando a fraqueza e aumentando o bem-estar.
Ingredientes
- 20 g de urtiga
- 1 litro de água
Como preparar
Bater a urtiga juntamente com a água no liquidificador e tomar até 3 xícaras por dia.
O suco da beterraba
O suco de beterraba é um excelente remédio caseiro para anemia porque a beterraba é rica em ferro e a laranja facilita sua absorção pelo organismo.
Esse remédio caseiro para anemia ajuda a manter os níveis de glóbulos vermelhos estáveis, prevenindo e tratando a anemia ferropriva. No entanto, é importante consumir este suco diariamente até a cura da anemia e manter o tratamento médico caso tenha sido recomendado.
Siga os ingredientes
- 1 beterraba pequena (70 g)
- 3 laranjas
Veja como preparar
Cortar a beterraba em pedaços menores, passar pela centrífuga e adicionar o suco de laranja.
Para evitar o desperdício alimentar, adicione a polpa da beterraba ao feijão, assim também enriquece em ferro outro alimento.
CARDÁPIO ADEQUADO PARA GRÁVIDAS COM ANEMIA
A falta de ferro é a principal causadora da anemia, porém não é a única. “Uma refeição que não possui vitaminas A B12 e B9, também denominada de ácido fólico, pode ocasionar palidez, fadiga, tontura, falta de ar e de apetite além de trazer complicações no parto”, conta a nutricionista Fernanda Soares, do Rio de Janeiro. Até o bebê sente os efeitos ocasionados pela falta de ferro, como nascer com pouco peso, problemas no cérebro e a própria anemia. Se deseja evitar essa doença, faça combinação com carnes, leguminosas, cereais integrais e vegetais verde-escuros com vitamina C para facilitar a absorção de ferro pelo organismo.
No caso das fontes de cálcio (como leite e derivados), tanino (caso do café, vinho, chá preto, verde e mate), oxalato (amendoim e chocolate) e fosfato (refrigerante à base de cola) podem atrapalhar o mineral e, devido a isso, precisam ser consumidos moderadamente e guardados para o café da manhã e os lanches. “Lembramos que, não somente uma dieta que tem alto teor de ferro, mas, as gestantes anêmicas têm a necessidade de tomar suplementos que devem ser prescritos pelo médico. As que estão saudáveis, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), precisam realizar a suplementação somente no último trimestre da gravidez isso trata-se como medida de prevenção”, complementa Fernanda.
Saiba mais em Tua Saúde & bebe. Abril . Deixe seu comentário.