Colesterol

Doenças cardíacas representam quase 30% das causas de óbitos no Brasil e 60% são em homens. Um dos grandes vilões para essa estatística é o colesterol, responsável por grande parte das doenças cardíacas.

O colesterol é uma substância gordurosa encontrada naturalmente no nosso corpo e é responsável por manter cada célula funcionando adequadamente, porém, o acúmulo de colesterol no sangue aumenta o risco de doenças cardíacas.

Acúmulo de Colesterol
O transporte do colesterol é feito por proteínas e a essa combinação damos o nome de “lipoproteína”, podemos dividir em dois tipos:

  • Lipoproteína de Alta Densidade (HDL), popularmente conhecido como colesterol bom, carrega o colesterol da artéria para o fígado, onde é eliminado.

  • Lipoproteína de Baixa Densidade (LDL), popularmente conhecido como colesterol ruim, carrega colesterol do fígado para os tecidos do corpo e se houver LDL em excesso, pode ser acumulado nas células e nas artérias.

    O colesterol tem duas origens: a alimentação e o nosso fígado, que produz colesterol naturalmente. Há uma relação muito próxima do colesterol ruim com o sedentarismo e má alimentação, mas também pode ser proveniente de histórico familiar ou doenças genéticas.

    Taxa de Colesterol

    Para prevenir, é recomendável que se tenha uma boa dieta, com base em frutas, verdurColesterolas, legumes e carnes magras, trocar o leite integral por desnatado e prestar atenção ao consumo de alimentos com gordura saturada ou hidrogenada, fazer atividades físicas, controlar a pressão arterial, abandonar vícios como cigarro e periodicamente fazer exames clínicos.

    E você, sabe como anda o seu colesterol? Fale com seu médico, solicite o exame de colesterol e conte com o Laboratório SACE!

 

 

 

VEJA TAMBÉM: