Atividade física na 3ª idade previne doenças cardíacas
Ao aposentar nos tornamos mais ociosos, com isso a tendência é que tenhamos problemas no coração.
A chave para continuar longevo é ser ativo e praticar esportes na velhice. O diretor científico do Departamento de Educação Física da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), afirma a benfeitoria que atividades físicas podem fazer na melhor idade: “A atividade física de modo geral é capaz de prevenir e auxiliar no tratamento de doenças do coração. Para as pessoas que estão na terceira idade, é também uma excelente ferramenta para o combate de doenças cardíacas porém, antes desses indivíduos iniciarem qualquer tipo de exercício, é necessário que eles procurem um médico de confiança para avaliar as possíveis limitações de ordem ortopédica e cardíaca, para que o exercício seja feito de forma segura”.
A fala dele contrasta com a informação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), que afirma que três a cada quatro idosos no Brasil têm doença crônica e, diante desse quadro, manter exercícios contínuos pode, além de prevenir doenças cardíacas, evitar diversos outros problemas que afetam o coração como hipertensão que pode até promover hipertrofia cardíaca. Se uma caminhada regular for feita, o idoso terá uma pressão arterial menor diariamente, diminuindo o perigo de diversas doenças.
Os exercícios aeróbicos são os mais indicados para combater as doenças do coração, ou seja, atividades que envolvem grandes grupos musculares, realizadas de forma rítmica, contínuas e por um longo período de tempo. Para iniciar, é recomendado a caminhada diária, que deve ser realizada de forma moderada, com duração entre 30 a 40 minutos. Entretanto, antes de iniciar qualquer tipo de esporte durante a terceira idade, o especialista ressalta que indivíduo deve procurar um médico para realizar um check-up, possibilitando que a prática da atividade física seja eficaz e segura.