ANEMIA NO PERÍODO DE GRAVIDEZ  

mulher-gravida-que-toca-em-sua-barriga_1220-850

Mulheres grávidas devem ter uma dieta com base em ferro e ácido fólico para ajudar a fortalecer o sangue, alimentos como: carnes, bife de fígado e vegetais verde escuros, precisa também fazer recomposição de ferro com ajuda de medicamentos.

Em fase de gravidez, a anemia costuma ser considerada normal, inclusive durante os períodos de segundo e o terceiro trimestre de gestação, nesta fase o corpo produz menos hemoglobina no sangue e há a necessidade de consumir mais ferro. Só é possível o diagnóstico através do hemograma, e em situações de alto risco, quando há prejuízo tanto a saúde da mãe como do bebê, podem apresentar fraqueza, atrasar a fase de desenvolvimento e até nascer prematuro.

 

O que de fato a grávida deve comer?

 

Tanto nutricionistas como hematologistas recomendam o uso do ferro para a cura de anemia, deve-se ter uma alimentação balanceada como: carnes, bife de fígado, feijão, espinafre e couve. Para que o organismo possa potencializar mais a absorção de ferro, precisa ter o hábito de tomar o suco ou mesmo ter uma dieta rica em fruta como as cítricas aliada à refeição, como laranja, limão, abacaxi ou tangerina

 

Não somente a alimentação, mas também o médico obstetra pode fazer a prescrição caso precise recompor de suplementação diária de ferro, nesta ocasião, o sulfato ferroso na forma líquida ou em comprimido geralmente são os mais encontrados. Esse suplemento de ferro em alguns pacientes pode trazer efeitos colaterais como diarreia, constipação, náuseas e azia, em mulheres onde os sintomas podem aparecer mais acentuados tem a opção de fazer uso de injeções diárias de ferro. Mas, tais injeções podem doer e serem causadoras de manchas roxas na pele.

 

Como é feito diagnóstico da anemia na gravidez?

 

No pré-natal, a grávida realiza exames de sangue onde é detectado a anemia, é possível verificar a quantidade de hemoglobina e de ferritina que se encontram presentes no sangue. Quantidades abaixo de 11 g/dl da hemoglobina podem ser sinais de anemia, assim é possível começar o tratamento

 

Quais os sintomas que a anemia apresenta durante a gravidez?

 

A anemia tem sintomas similares aos da gravidez, comumente são:

  • Cansaço;
  • Tontura;
  • Dor de cabeça;
  • Dor nas pernas;
  • Falta de apetite;
  • Pele pálida;
  • Olhos descorados.

Tais sintomas como queda de cabelo, são mais raros, porém, em casos mais graves podem aparecer.

 

Que riscos a anemia pode apresentar a mulher grávida?

 

A mulher que desenvolve a anemia durante a gravidez, pode afetar o desenvolvimento do bebê ainda mais em casos graves. Os riscos mais conhecidos são:

  • Para a mulher: cansaço, sono intenso, fraqueza e infecções pós-parto.
  • Para o bebê: baixo peso, dificuldade de crescimento, partos prematuros e aborto.

É possível evitar a anemia fazendo o uso correto do ferro. Seguindo as orientações médicas, além de seguir mais algumas dietas com base no ferro.

 

 

OPINIÃO DO OBSTETRA SOBRE ANEMIA

A ginecologista e obstetra, Cassiane Giribela explica as causas e consequências da anemia no corpo humano e especialmente nas mulheres grávidas.

Segundo a médica, a anemia ferropriva trata-se da redução dos glóbulos vermelhos e dos níveis de hemoglobina.

A ginecologista afirma que há outros tipos de anemias, sendo assim quando há falta de ferro é denominado anemia ferropriva, tendo sua origem na má alimentação: “porque esse ferro está nos alimentos como carnes, aves, ou seja, proteínas animais”, conta a ginecologista.

Cassiana Giribela relata que em mulheres a anemia aparece mais acentuada, quando estão em idade de reprodução tendem a perda de ferro durante a menstruação.

Quando estão grávidas, a ginecologista expressa que há a necessidade de produção maior de glóbulos vermelhos para ajudar o feto e a placenta, esse fato acontece inclusive nos períodos de segundo trimestre da gestação.

 

 

 

Saiba mais em Tua Saúde  e HOJESÃOPAULO.COM . Deixe um comentário.