ALIMENTOS QUE TRATAM ANEMIA

alimentos-ricos-em-ferroTrata-se de uma doença ocasionada pela falta do próprio sangue   ou mesmo de alguns componentes que contém no sangue, geralmente é tratada com medicamentos ou melhora na alimentação.

Comumente os alimentos ricos em ferro auxiliam na cura da anemia, tais como: fígado, carne vermelha ou feijão, mas ao ingerirmos alimentos com alto teor de vitamina C, como laranja, limão ou morango, junto com outros alimentos durante a refeição, ajuda a absorver o ferro no organismo, facilitando a digestão.

 

Alimentos que contém ferro em sua composição

Vejamos alguns alimentos bem conhecidos que têm ferro:

  • Carnes em geral, mas especialmente as vermelhas
  • Rins, fígado, coração de galinha
  • Carne seca
  • Pão de cevada
  • Feijão
  • Açúcar mascavo
  • Beterraba
  • Chocolate meio amargo
  • Vegetais escuros como salsa, espinafre e rúcula

Para que o corpo possa absorver bem o ferro que consta nesses alimentos, é aconselhável fazer a ingestão junto com os alimentos que contenham fonte de vitamina C.

 

Onde encontramos vitamina C

A vitamina C pode ser localizada nas frutas:

  • Laranja, limão, tangerina, toranja
  • Morango, abacaxi, acerola, caju, abacaxi
  • Maracujá, romã, mamão

Se você quer mais uma opção para fazer tratamento da anemia, depois de consumir uma refeição plenamente rica em ferro, você pode ingerir uma fruta que tenha vitamina C ou mesmo tomar um suco de fruta cítrica com salsa para refrescar e ajudar a digestão.

Tais mudanças em sua dieta irão te garantir o necessário de ferro para que você possa ficar curado, fazendo aumentar a quantidade de hemoglobina que existe no sangue.

 

A cura da anemia pode estar em alimentos com alto teor de ferro

 

Quem precisa da cura da anemia, deve fazer uma dieta com alimentos que tenham uma quantia alta de ferro, em que há a necessidade de ingerir alimentos como: carne, fígado e legumes ricos nesse mineral. Se há deficiência de ferro a anemia é denominada de anemia ferropriva, e sendo assim em pessoas mais frágeis isso é bem comum, em crianças e mulheres grávidas, a probabilidade de surgir uma anemia é ainda maior, isso se a pessoa também não faz uma alimentação balanceada pode se agravar.

O ferro que mais pode auxiliar o organismo, é o famoso ferro de origem animal, este é absorvido em maior quantia pelo intestino. Porém, esses alimentos que são fonte de vitamina C como laranja, kiwi e abacaxi, têm a função de absorver o ferro do organismo.

 

 

Outros alimentos que são fonte de ferro

 

Além dos citados acima, nunca é demais lembrar que o ferro é encontrado em:

  • Origem animal: fígado, coração, carnes e mariscos.
  • Origem vegetal: aveia, farinha de centeio integral, pão, coentro, feijão, lentilha, soja, gergelim, linhaça.

Caso você precise criar uma dieta balanceada apropriada ao seu tratamento, vá a um especialista e peça que ele monte um cardápio para você.

 

COMO DEVEMOS TRATAR A ANEMIA SEGUNDO O ESPECIALISTA

 

Segundo o médico Dr. Adriano de Moraes Arantes, é necessário primeiro tratar a causa que fez com que ocorresse   a diminuição ou eliminação das hemácias, fazendo com que o tratamento possa ficar mais direcionado. Pode-se fazer a uso do ferro a cada três ou seis meses. Com isso fica mais fácil do organismo absorver o ferro, caso você tome o medicamento junto de alguma fruta cítrica em forma de suco, ajuda ainda mais, pois é fonte de ácido ascórbico. Alimentos que vêm de animais e plantas têm alto teor de ferro, os mais aproveitados são os de origem animal. Falando de carnes vermelhas, inclusive o fígado não importando o animal, e outros miúdos que contém em seu corpo, como rim e coração; carnes de aves e de peixes, mariscos crus. Leites que tem altas taxas de ferro auxiliam na cura da anemia. Os alimentos mais conhecidos por terem alto teor de ferro em sua composição são: os folhosos verde-escuros, como: agrião, couve, cheiro-verde (exceto espinafre); os leguminosos: feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha; os grãos integrais ou enriquecidos; as nozes e as castanhas; o melado de cana, a rapadura, o açúcar mascavo. Vale lembrar que as frutas cítricas e as proteínas ajudam na digestão durante as refeições, têm a função de absorver melhor o ferro. O leite materno é famoso pela função de proteger contra anemia, minimizando a falta de ferro. A anemia fica mais visível em crianças não consumiram a quantidade necessária de leite materno. Após essa etapa, há a necessidade de fazer uma correção na alimentação para suprir a falta de ferro no organismo, evitando assim consequências neuropsicomotoras, fazendo com que o sistema nervoso central fique com problemas, sendo desenvolvido em crianças de até dois anos de idade. Quando há casos muito graves, a equipe de hematologia permite realizar a transfusão sanguínea.

 

LEMBRANDO OS TIPOS DE ANEMIA

 

Anemia Falciforme: tendo origem na genética, ou seja, sendo possível a transmissão de pai para filho, as células vermelhas do sangue apresentam deformação e não transmitem oxigênio de modo correto;

• Anemia de Fanconi: Semelhante a Falciforme na sua transmissão. A medula óssea apresenta defeitos quando produz células precursoras, trazendo a própria falência da mesma;

• Anemia Ferropriva: é deficiente na produção de ferro, trazendo dificuldades de absorção do mineral ou perdas mais crônicas;

• Anemia Perniciosa: há a dificuldade de produção de vitamina B12, secundária a doença autoimune, faz com que ocorra a destruição das células aprietais do estômago, atrapalhando a absorção da vitamina B12 pelo organismo;

• Anemia Hemolítica: Trata-se de uma destruição causada pelo próprio organismo, que elimina suas células vermelhas;

• Anemia Aplástica: A própria medula não consegue produzir a quantidade certa de células da série vermelhas, leucócitos e plaquetas;

• Anemia Megaloblástica: Devido as células possuírem tamanhos bem maiores, acaba prejudicando a formação de plaquetas e de glóbulos brancos fazendo com que seja produzida em quantidades menores. Está ligada a baixa produção de Vitamina B12 ou ácido fólico.

 

 

 

Saiba mais em Tua Saúde  e Boa Vida Online . Deixe seu comentário.