Aguenta coração! Como vai a saúde do seu?

Haja coração para aguentar as emoções de um evento esportivo do tamanho de um mundial, ainda mais quando acontece em casa! Você sabia que as fortes emoções da torcida pelo seu time favorito pode ser um perigo para seu coração, principalmente se você não sabe como está a saúde dele?

O que acontece com seu coração durante os jogos

Em momentos de tensão como os vivenciados durante um jogo de futebol importante você pode experimentar taquicardia, arritmia, aumento da pressão ou contração exagerada das artérias, e isso somada a algum tipo de cardiopatia, pode comprometer a sua saúde cardiovascular.

Isso acontece porque durante momentos de emoção exagerada nossas glândulas suprarenais secretam quantidades altas de adrenalina e esse hormônio pode fazer com que os sintomas já mencionados durem até 24 horas. Ainda tem outro hormônio, que é liberado também pelas glândulas suprarrenais, chamado Cortisol. Neurologistas afirmam que ele está diretamente ligado ao stress, fazendo com que você fique preparado para o combate, com os nervos a flor da pele, exatamente como os torcedores mais eufóricos do nosso futebol.

Por isso é importante saber da sua saúde cardiovascular, pois a maioria dos acidentes cardiovasculares (AVC) ocorrem em pessoas que não estão sob medicação.

Além de tudo isso o consumo de bebidas alcóolicas e alimentos pouco saudáveis como salgadinhos e outros petiscos com molhos artificiais, excesso de sódio ou ricos em gordura também influenciam na saúde do seu coração.

Check-up com cardiologista

Visite seu cardiologista regularmente, pratique exercícios físicos e cuide bem da sua alimentação. E faça todos os exames e fique por dentro da saúde do seu coração para acompanhar os jogos do seu time favorito sem sustos nem complicações!

Como se proteger

Além de visitar seu cardiologista e levar uma vida mais saudável, caso você tiver alguma cardiopatia mantenha rigorosamente sua medicação e fique de olho nos principais sintomas:

  • dor no tórax
  • palpitações
  • taquicardias
  • sudorese
  • cefaleias
  • falta de ar
  • pressão alta durante ou logo após os jogos

Se algum desses sintomas surgirem busque ajuda imediatamente, não deixe para se cuidar depois do jogo que pode ser tarde demais.

Lembre-se: nenhum jogo ou time de futebol vale a sua saúde ou a sua vida.