7 TIPOS COMUNS DE ANEMIA

A anemia tem por característica a redução de hemoglobinas na corrente sanguínea, podendo as causas terem diversas origens, sendo apenas uma mutação genética ou mesmo uma alimentação ruim. Normalmente tem por sintomas: tontura, palidez, dor de cabeça, fraqueza, peles e mucosas apresentando ressecamento. O tratamento pode mudar de acordo com a causa. São 7 os tipos mais comuns:

Anemia Falciforme: tendo sua origem na genética, é destruidora das células vermelhas do sangue e ocasiona sintomas como icterícia, inchaço nas mãos e nos pés, dor em todo o corpo. Precisa ter alimentação regulada, realizar transfusão de sangue e, muitas vezes, a penicilina.

Anemia Ferropriva: sendo causada pelo hábito de consumir poucos alimentos que contém muito ferro ou por hemorragias, sendo detectada por hemograma. O tratamento é feito à base de suplementação e alimentação balanceada.

Anemia Perniciosa: essa anemia tem origem na falta de vitamina B12 no organismo e provoca, não só os sintomas comuns da anemia, neuropatia e também diminui a concentração de ácido gástrico no estômago. Pode resultar em sérios danos neurológicos, caso não haja tratamento correto.

Anemia Plástica: trata-se de doença autoimune em que a medula reduz a fabricação de células sanguíneas. Sendo necessária a realização do transplante de medula óssea e transfusão de sangue, se tratado de modo errado, pode ocasionar óbito em menos de um ano.

Anemia Hemolítica: essa anemia é produtora de anticorpos que têm como função destruir as células sanguíneas. Sendo comum em mulheres do que em homens e tem como sintomas a palidez, tontura, marcas roxas na pele, pele e olhos secos e outros. Mas felizmente, essa anemia tem cura através de medicamentos, assim, nesse caso há a necessidade de excluir o baço.

Anemia de Fanconi: sendo originária na genética, tem por característica as anomalias nos dedos e na face. Sendo possível de ser descoberta até 6 anos de idade, os sinais clínicos podem ser observados. O tratamento é realizado com transplante de medula óssea e através de imunossupressores.

Anemia Megaloblástica: os glóbulos vermelhos têm tamanho incomum e há redução dos glóbulos brancos e plaquetas, causado através da falta de vitamina B12. Sintomas mais comuns são na barriga, queda de cabelo, cansaço e feridas na boca, por exemplo.

Independente da anemia que a pessoa tem, é necessário realizar o tratamento. Caso não seja devidamente tratadas, causam sérios danos ao cérebro e não há como reverter, dentre eles: demência, AVC e problemas cardiovasculares, por exemplo. A talassemia também um tipo de anemia, sendo de origem genética e não há cura.

 

QUE SINTOMAS COMUMENTE APRESENTA?

 

A anemia tem seus sintomas apresentados por conta da redução de ferro e da dificuldade de oxigênio no sangue, porém, os sintomas muito conhecidos são: cansaço excessivo, sonolência, problemas para se concentrar, amnésia e falta de apetite.

Devido a esses fatores, esses sintomas podem sofrer mutações dependendo do tipo da anemia, como vemos a seguir:

 

Sintomas de anemia ferropriva

  • Fome ou vontade de comer objetos, como papel ou terra, por exemplo;
  • Unhas voltadas para cima;
  • Vermelhidão na boca e feridas no canto da boca;
  • Dor na língua.
  • Formigamento nas mãos e pés;
  • Perda de sensibilidade ao toque;
  • Dificuldade para caminhar ou manter o equilíbrio;
  • Rigidez nos braços ou pernas;
  • Alterações da consciência, com alucinações.

Sintomas de anemia perniciosa

Saiba o que deve fazer em: Anemia perniciosa.

 

Sintomas de anemia hemolítica

  • Pele e olhos amarelados;
  • Urina marrom ou rosada;
  • Feridas nas pernas;
  • Dor nos rins frequente.

Veja seu tratamento em: Anemia hemolítica.

 

Sintomas de anemia megaloblástica

  • Dor abdominal;
  • Diarreia;
  • Queda de cabelo

Saiba como tratá-la em: Anemia megaloblástica.

 

Os sintomas de anemia em crianças são similares aos dos adultos, podendo atrasar seu desenvolvimento físico e mental, também trazer infecções presentes.

Muitos pacientes são assintomáticos, assim fica mais fácil detectar os sintomas de anemia quando está mais profunda, tornando mais notório, do que os sintomas de anemia ligeira.

Os pacientes devem fazer hemograma, ao menos uma vez ao ano, assim é possível espantar doenças, como a anemia.

 

Confira os  exames que confirmam a anemia.

 

 

 

COMO FAZER TRATAMENTO DE ANEMIA?

É realizado por meio de boa alimentação e fazendo uso da vitamina B9 e de fontes altas de ferro.

 

 

Saiba mais em  Tua Saúde .  Deixe um comentário.