5 TRUQUES PARA ALCANÇAR OS CEM ANOS SEM PROBLEMAS DE SAÚDE

Você já deve ter ouvido falar que, somos o que comemos. Sim, realmente é verdadeira esta afirmação. Ter equilíbrio na hora da refeição e ao longo da juventude consumir pouco alimento industrializado, são atitudes importantes para alcançar a terceira idade com mais vida, energia e longe de certas doenças como diabetes, hipertensão e colesterol alto.

Porém, o cuidado não é só com a alimentação. Vida saudável requer um cuidado diário e precisa da mente, corpo e espírito saudáveis. Você pode realizar essas modificações em sua vida a qualquer momento, não precisa esperar ficar doente para se tornar mais ativo.

O primeiro item que você deve ficar atento é com relação ao exame de rotina. A maioria das pessoas esquecem de fazê-lo. Entretanto, há alguns exames que nunca devem ser esquecidos como exemplo: glicemia, hemograma, triglicerídeos, colesterol total e exame de urina, eles têm por função verificar se há algo errado no organismo.

E caso você já tenha mais de 40 anos precisa fazer check-up, as doenças nesta fase da vida, costumam apresentar poucos sintomas e quando são descobertas já estão bem avançadas. Desse modo, o exame consegue descobrir modificações nas células do corpo, minimizando os riscos de infarto ou acidente vascular cerebral (AVC), surgimento de tumores, e várias outras doenças crônicas.

CONFIRA OS CUIDADOS PARA ENVELHECER DE MODO SADIO:

 

1. Faça exercícios regularmente: exercício não é só para emagrecer. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, essas atividades melhoram a carga óssea do corpo evitando doenças como osteoporose e também doenças do coração e, ajuda também a elevar a serotonina que eleva nossa taxa de humor e minimiza os efeitos da depressão.

2. O cérebro também necessita de exercício: já sabemos que a leitura ajuda a dar mais relaxamento ao cérebro, porém, há muitos benefícios que a leitura proporciona, deixa o cérebro mais ativo, diminuindo a perda de memória. Jogos de modo geral podem melhorar a memória, deixando-a mais rápida.

3. Tenha horários regulares para dormir: ter poucas horas de sono pode ser prejudicial ao cérebro, devido ao fato de elevar a velocidade do declínio cognitivo, que pode causar prejuízo ao raciocínio. Se privar do sono, pode atrapalhar o funcionamento do metabolismo e tornando ineficaz algumas atividades diárias, deixando grave, desse modo, fazendo subir o peso do corpo. O correto é descansar 8 horas por dia.

4. Tome mais água: trata-se do nutriente que se encontra em mais quantidade no organismo, a água tem papéis importantíssimos no corpo. Dentre elas, levar nutrientes até as células, equilibrar a temperatura do corpo, auxilia na digestão, absorção e secreção, atua como protetora de infecções e expulsa toxinas através da urina. Os médicos recomendam seu consumo, em média, dois litros de água por dia – equivalente a 8 copos.

5. Fuja do cigarro e do álcool: o álcool etílico faz reduzir a quantidade de vitamina A no organismo, isso faz com que apareça mais rugas e linhas de expressão. O cigarro dificulta o fluxo sanguíneo prejudicando a oxigenação dos tecidos da pele. Devido a isso, tanto o álcool como o cigarro podem causar lesões  nas células saudáveis do corpo, trazendo  doenças como diabetes, hipertensão além de problemas do cérebro  como o Mal de Parkinson. Por isso é tão importante evitar esses vícios, com isso você terá mais longevidade.

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