3 ONG’S QUE ATUAM NO COMBATE AO HIV

Atualmente, devido a números alarmantes espalhados mundo afora, temos muitas ONG’s que apoiam pessoas portadoras do HIV, fornecem desde assistência médica até psicológica. Na internet é possível buscar em sites de governos ou mesmo em blogs de pessoas com HIV endereços dessas ONG’s para poder tratar sua doença de uma forma mais digna. Abaixo veja ONG’s que fazem este trabalho:

1-Grupo Pela Vidda

O Grupo Pela VIDDA do Rio de Janeiro (GPV-RJ) teve sua inauguração em 24 de maio de 1989, pelas mãos do escritor Herbert Daniel. É o primeiro grupo fundado em território brasileiro para pessoas que têm HIV, e quem convive com eles, como seus amigos e familiares. Seus projetos são mantidos graças a muitos voluntários que reservaram um tempo para se dedicar à ONG. Entre funcionários e voluntários, podemos citar muitas histórias de coragem e luta para ajudar a levar adiante determinadas ações, projetos e atividades pontuais e/ou estratégicas (manifestos, 1º de dezembro, eventos etc.).

2-Grupo de incentivo a vida:

É um grupo que atua em defesa dos direitos de quem tem HIV, além dos grupos considerados de maior risco. Não existem finalidades lucrativas e atende quaisquer pessoas, independentemente de sua condição social, política ou mesmo religiosa. O Grupo sentiu que os soropositivos precisavam de ajuda política, e assim foi construída a marca da ONG.

Seu propósito de luta

“Não é alguém que faz ou diz o que os portadores do HIV/AIDS precisam ou têm que fazer. São os próprios soropositivos que participam e tomam as decisões de suas vidas.” Assim conseguimos desenvolver um espaço onde o portador do HIV não é só estatística, e sim uma pessoa capaz de tomar decisões, para melhoria de sua qualidade de vida. Dessa forma criamos uma sociedade mais consciente e com propósito de melhorar a vida de quem tem HIV.

3- Fundo PositHiVo

O Fundo PositHiVo, Fundo de Sustentabilidade às Organizações da Sociedade Civil (OSC) que cuidam de pacientes com HIV/Aids e das Hepatites Virais, teve sua fundação em 2014 com objetivo de extrema importância: arrecadar verbas afim de ajudar quem atua em ONG’s com essa finalidade. No Brasil, existem muitas sedes assistenciais que prestam serviços aos portadores dessas patologias, é um direito de quem tem HIV ou Hepatite ter sua assistência resguardada. Não é complicado dizer sobre o grau de importância dessas OSC para quem precisa enfrentar a HIV/Aids e hepatites virais no Brasil. Mas, muitas dessas ONG passam por problemas financeiros e têm dificuldades de levarem seus projetos adiante.

O que o torna diferente?

Assim criamos o Fundo PositHiVo. A instituição não foi desenvolvida com o objetivo de fornecer serviços diretos à comunidade, e sim, dar apoio às OSC que sim concedem serviços à comunidade. O Fundo PositHiVo tem se dedicado a captar recursos através de várias fontes financeiras de apoio. Recursos que devem ser repassados às ONG que cuidam de pessoas com HIV e Hepatite. O recurso é transmitido por meio de edital público, fazendo com que as organizações que necessitarem de recursos possam ser ajudadas. Mobilização de recursos, não é somente a captação financeira ou de materiais e de serviços, mas, também, trazer pessoas para aderirem a esses projetos. Afinal, o Fundo precisa de uma mobilização e conscientização social, fazendo ampliação de sua base para assim poder ajudar quem defende as causas do HIV/Aids e hepatites virais. Saiba mais em AIDS.gov. Deixe seu comentário.