11 DICAS QUE AUXILIAM NA REDUÇÃO DO COLESTEROL

São muitas as situações que levam a complicações no coração, e precisamos ter cautela. Para saber se seu colesterol está controlado, você precisa compreender mais sobre o correto nível de cada tipo de colesterol, desse modo, você fornecerá mais saúde ao seu coração. Caso você é daqueles que necessita baixar seu colesterol, precisa combinar pequenas alterações que são fundamentais para seu dia a dia. Uma das alterações simples de ser feitas, é a inclusão de fitoesteróis em sua refeição. Becel Pro-Ativ Têm em sua propriedade os fitoesteróis, foi comprovado que o mesmo minimiza o colesterol em aproximadamente 15% num prazo de 3 semanas, mas saiba que, para que seu consumo tenha efeito eficaz é necessário ter equilíbrio entre qualidade de vida e boa alimentação.

 

OBSERVE ABAIXO AS 8 DICAS PARA MANTER SEU CORAÇÃO SAUDÁVEL

1- Faça sempre alguma atividade, nunca fique parado

Atividade física é benéfica ao coração, a mesma contribui para:

Você alcança um peso correto, mas de maneira sadia.

Ajuda a controlar a pressão arterial e deixa nos valores certos, te afasta da hipertensão e diminui os níveis de colesterol ruim.

Além de trazer energia, relaxa o corpo e elimina o estresse.

 

Qual o ideal que temos que cumprir de exercícios?

Especialistas da área da saúde, aconselham em torno de 30 minutos, com moderação, feitos diariamente -faça três sessões de dez minutos ou uma sessão direta de meia hora. Apenas realize um trajeto de meia-hora para que o sistema cardíaco eleve seu batimento.

 

 

Faça mais uso de:

Subir as escadas

Pare o veículo mais longe de onde quer chegar

Desça do ônibus um ponto antes do local

Nas horas livres, faça curtas caminhadas

Ao ver televisão, use bicicleta ergométrica

Realize Yoga e Pilates

Dance quando estiver escutando sua banda ou artista predileto

Pratique natação, reserve uma hora livre do dia

Adquira o hábito de anotar suas atividades físicas, diariamente e aumente o tempo de execução gradativamente

Dica 2. Tenha hábito de consumir pelo menos cinco quantias de frutas e hortaliças diariamente

Frutas e hortaliças dão ao seu corpo, a quantidade de fibras que ele realmente precisa, além de vitaminas e minerais que fazem com que seu corpo ficar mais saudável.

 

O que há na composição de cada alimento?

1 porção de fruta pode ser = 1 fatia de abacaxi, 1 banana, 1 caqui, 2 carambolas, 1 colher de sopa de abacate, 2 kiwis, 1 maçã, ½ unidade de mamão, 2 fatias de melancia, 10 unidades de morangos.

 

1 porção de hortaliça pode ser = 3 colheres de sopa de abobrinha cozida, ½ unidade de alcachofra, 15 folhas de alface, 2 colheres de sopa de berinjela cozida, 1 colher de sopa de cenoura ralada, 3 ramos de couve-flor, 4 colheres de sopa de pepino, 4 fatias de tomate.

 

Dica 3. Acrescente mais pão, grãos, massa, arroz ou batatas

Determinados alimentos são fornecedores de energia e fibra dietética, aliado também às vitaminas e minerais. Escolha os integrais – como exemplo as massas integrais, arroz integral, farinha integral ou pão integral.

Dica 4. Compreenda o que são as gorduras boas e ruins

Eleve o nível das conhecidas gorduras ‘boas’ e elimine de vez as gorduras ‘ruins’ de sua refeição a saúde do seu coração irá te agradecer.

DIFERENÇA ENTRE GORDURAS BOAS E RUINS

BOA: São as gorduras poli-insaturadas (advindas dos ômegas 3 e 6) têm função de manter os níveis de colesterol, dando assim, vida longa ao coração. Podemos achá-las nos peixes oleosos, óleos vegetais e seus derivados, até no creme vegetal. Essas gorduras monoinsaturadas são localizadas nos azeites, nozes e abacate.

*Truque saudável: Troque os salgadinhos que têm muita gordura, até mesmo carnes gordurosas, devem ser evitadas por alimentos que têm em sua composição as gorduras boas.

RUIM: As conhecidas gorduras saturadas elevam o nível de colesterol ‘ruim’ (LDL), atrapalhando o coração sadio. São comumente localizadas em queijos, manteiga, leite integral e carnes gordurosas como linguiça e hambúrgueres.

*Truque saudável:

Se for preparar alimentos assados, faça uso do creme vegetal, esse creme tem poucas gorduras saturadas (‘ruins’) e mais gorduras insaturadas (‘boas’). Prefira os laticínios, como iogurte e leite, desnatados.

 

 

Dica 5. Busque fontes bem saudáveis de proteína

Utilize leguminosas, como feijões e lentilhas, peixes, aves e carnes magras, evite carnes processadas e com muita gordura. Desse jeito, seu corpo irá absorver apenas as proteínas necessárias que ajudam a manter e crescer as células, evitando também a gordura ruim. Adquira hábito de ingerir peixes duas vezes semanalmente.

Dica 6. Ficar longe do açúcar

Não consuma açúcar refinado, ou ao menos diminua seu consumo, principalmente quando fizer bolos e dentre outros doces. Tenha cautela no açúcar contido nas bebidas. Quando for consumir alimentos com alta quantia de açúcar, reserve-o para uma ocasião especial, porém evite que faça parte do seu dia a dia.

Dica 7. Cuidado ao usar o sal

O correto é consumir somente 5 gramas por dia. Se você consumir além da conta pode causar pressão arterial, prejudicando o coração. Confira quais alimentos podem ser prejudiciais a sua dieta:

Carnes secas, carnes processadas ou embutidos (bacon, linguiças, presunto, entre outros).

Salgadinhos, como batatinhas ou amendoim salgado.

Escolha ingredientes com menos sódio ao preparar sopas e molhos

 

Dica 8: Faça controle de sua pressão arterial

Confira constantemente sua pressão com o auxílio de um médico. Deve-se sempre cuidar da pressão arterial, a fim de evitar doenças do coração, como não tem sintomas, se você já descobriu que tem pressão alta deve sempre ir ao médico para observá-la

 

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Dica 9. Controle o consumo de álcool ou até mesmo evite-o

Caso queira fazer consumo de álcool, tenha moderação. Mas recorde-se, se está fazendo controle de peso, as bebidas alcoólicas têm enorme teor calórico, podendo prejudicar seu esforço.

Dica 10. Diminua o estresse

Estresse em excesso pode estragar a saúde do coração. Trazendo como sintomas: ansiedade, pânico ou estar tenso devido a rotina do trabalho ou de casa, crie estratégias para driblar o estresse. Veja as dicas e faça diminuir seu estresse:

*Tente averiguar o que te faz ficar estressado e busque formas para relaxar.

*Faça exercício: pode caminhar, andar mais rápido ou mesmo natação minimiza os efeitos do estresse.

*Busque tempo para sair e se socializar mais.

*Relaxe, leia mais, procure ter um hobby ou algo que você se identificar. No serviço, vá almoçar tranquilamente.

*Pratique ioga ou aulas que o ajude a relaxar.

Dica 11: Tenha sempre cuidado com seu peso

Quem está com sobrepeso, sabe que precisa se cuidar ainda mais, pois excesso de gordura pode levar a ter colesterol e pressão alta. Você está ciente de onde a gordura está armazenada no nosso organismo?

*Corpos que têm modelo de maçãs e peras

Se a gordura está no meio do corpo, é o famoso modelo ‘maçã’, se é localizada em volta das coxas, podemos reconhecer como ‘pera’. Já o estilo maçã’ pode levar complicações ao coração ao contrário do estilo “pera”. Devido a estas circunstâncias, médicos sempre fazem alertas aos pacientes, dando orientações sobre o risco de armazenar gordura na região do abdômen (‘estilo de maçã’), onde mede-se a circunferência pela cintura.

*Sabe como faz para calcular a cintura?

Se quer medir sua cintura de um jeito simples, apenas coloque a fita métrica em torno do abdômen, próximo ao umbigo. Deixe a barriga bem leve e averigue se o restante da fita está próxima ao chão, não pode ter dobras e nem tocar a pele. Nas mulheres, tal medida não pode passar de 80cm, no caso dos homens, deve ter até 94cm.

Saiba que não é preciso ter pressa para quem quer perder peso. Tenha um objetivo para conseguir perder 5-10% do seu peso hoje em um tempo aproximado de seis meses e comece tentando perder 0,5-1kg semanalmente –assim você estará se esforçando de modo saudável. Mas, é bom lembrar que, comer alimentos que fazem bem e uma rotina diária de exercícios ajudam a emagrecer.